Novo Pix, sem previsão de lançamento, pode trazer prejuízo a operadoras de cartões de crédito
Especula-se que o Pix Garantido pode diminuir as taxas de juros cobradas no crédito parcelado
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Especula-se que o lançamento de uma nova modalidade do PIX, intitulada PIX Garantido, poderá trazer a mesma funcionalidade dos cartões de crédito e diminuir as taxas de juros atualmente cobradas no crédito parcelado. Este formato está entre as inovações financeiras do Banco Central e ainda em fase experimental.
Após o sucesso do PIX original, o PIX Garantido poderá abalar operadoras de maquininhas, pois com esta modalidade, a expectativa, segundo especulações, deve possibilitar parcelar transações sem precisar ter saldo na conta, como é feito com o cartão de crédito no Brasil.
O usuário que deseja parcelar uma compra, caso esta dinâmica for confirmada no Pix Garantido, poderá agendar o pagamento das parcelas via PIX para datas futuras. Porém, diferentemente do PIX agendado, se faz necessário a presença de uma instituição financeira intermediadora habilitada, que irá garantir o pagamento na data agendada caso a conta do usuário não disponha de saldo suficiente.
Passo a passo
Inicialmente, o usuário que queira fazer um pagamento poderá agendá-lo na modalidade PIX Garantido, através de seu aplicativo bancário. Logo após, o banco verifica se o usuário possui limite de crédito para efetuar a compra e a confirma.
Chegada a data de pagamento, o banco – que funciona como essa instituição intermediadora – irá debitar o saldo. Caso o usuário não possua saldo, ele irá automaticamente incorrer em juros até que zere o débito.
O PIX garantido trará mais concorrência ao mercado, causando um impacto sobre os juros cobrados pelos cartões de crédito. Os bancos também irão concorrer entre si, impactando o custo dos seus produtos. Consumidores e lojistas irão ganhar, com custos financeiros menores. Até o momento, o Banco Central não divulgou quando a ferramenta começará a ser implantada.