Novo presidente do Chile toma posse nesta sexta-feira (11)
Gabriel Boric é o mais jovem mandatário da história do país

Foto: Getty Images
O novo presidente do Chile assume o país nesta sexta-feira (11). Aos 36 anos, Gabriel Boric é o presidente mais novo da história do país. Líder estudantil, ele venceu as eleições presidenciais em dezembro do ano passado.
Em seus primeiros meses de governo, a expectativa do mandatário é focar em reformas estruturais como a tributária e a da Previdência. Ele deve também se dedicar à votação de medidas que reforçam o Estado de Bem-Estar Social e a coordenação do novo texto da Constituição, que substituirá a Carta atual, ainda da época da ditadura de Pinochet.
No entanto, apesar de Boric já se mostrar focado em pautas como saúde e educação, um dos maiores desafios do jovem líder será lidar com a atual crise da economia chilena, com inflação alta e esvaziamento de fundos governamentais.
Outros dois gargalos que já estarão na mesa de Boric são a pressão migratória no norte do país, que divide chilenos, e o aumento do choque de indígenas mapuches com o governo por disputa de terras, que culminou com o envio de tropas militares às regiões de mais conflito.


