Mundo

Novo telescópio iniciará busca por vida extraterrestre

Projeto estará completa quando os 160 telescópios varrerem as busca de extraterrestres

Por Da Redação
Ás

Novo telescópio iniciará busca por vida extraterrestre

Foto: Reprodução

Desde agosto de 1977 astrônomos e cientistas buscam desvendar o mistério do sinal que foi captado pelo telescópio do Observatório de Rádio da Universidade de Ohio que durou exatos 72 segundos.

"Quando os astrônomos examinam um pedaço ainda inexplorado do céu, geralmente topam com algo surpreendente que ninguém previu. Nosso objetivo é buscar sinais muito breves, mas poderosos, de uma civilização avançada”, explicou um dos envolvidos no projeto PANOSETI, o tecnólogo-chefe do SETI Research Center da Universidade da Califórnia em Berkeley, Dan Werthimer, há 45 anos envolvido na busca de vida inteligente extraterrestre.

Acrônimo para Pulsed All-sky Near-infrared Optical SETI ( ou SETI Óptico por Infravermelho Próximo Pulsado em Todo o Céu), a primeira etapa do projeto PANOSETI estará completa quando os 160 telescópios exclusivos para o trabalho estiverem varrendo o firmamento em busca de sinais de vida extraterrestre (SETI quer dizer search for extraterrestrial intelligence, ou busca por inteligência extraterrestre).

O PANOSETI vai empreender uma busca constante por flashes de luz óptica ou infravermelha, e isso já está acontecendo no Astrograph Dome do Observatório Lick da Califórnia. O projeto criado há dois anos visa separar pulsos com assinaturas tecnológicas (que poderiam ter sido emitidos, por exemplo, para fins de comunicações interestelares ou transferência de energia) daqueles que têm origem natural.

ANOSETI tem capacidade de captar um número maior de sistemas estelares, estendendo o tempo de monitoramento do espaço e registrando sinais que ocorrem em espaços de tempo mínimos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário