Novo terremoto atinge costa oeste do Japão
Tremor de magnitude 6 preocupa autoridades em Niigata; área foi recentemente afetada por terremoto em 1º de janeiro
Foto: Pexels/Ilustrativa
Um novo terremoto, com magnitude 6 na escala Richter, abalou a costa oeste da região central do Japão nesta terça-feira (9), a mesma área atingida pelo terremoto registrado no dia 1º, que resultou na perda de cerca de 200 vidas. Apesar da magnitude significativa, autoridades locais relatam que não foram registrados danos significativos e não há alerta para tsunami.
O terremoto, ocorrido às 17h59 (5h59 em Brasília), teve seu epicentro a uma profundidade de 10 quilômetros da costa da província de Niigata, segundo informações da Agência Meteorológica do Japão (JMA). A localização do epicentro foi próxima à do terremoto de magnitude 7,6 de 1º de janeiro, que deixou um rastro de 202 pessoas mortas e 102 desaparecidas.
Em Niigata, o tremor atingiu o nível 5 na escala fechada de 7, focada no poder destrutivo do tremor, enquanto nas províncias vizinhas de Toyama e Ishikawa atingiu o nível 4.
Até o momento, não foram relatados novos danos causados pelo terremoto em áreas já atingidas pelo desastre anterior. No entanto, as autoridades alertam para o perigo potencial de novos danos a edifícios, infraestrutura e deslizamentos de terra.
Desde o terremoto do Ano Novo, a região tem experimentado diversos tremores secundários, alguns com magnitude superior a 5. Segundo a JMA, persiste o risco de novos abalos de magnitude igual ou superior a 7,6 nas próximas semanas.
O desastre natural do início do ano ainda deixa 28 mil pessoas desabrigadas, com milhares de famílias sem eletricidade e água corrente. Condições climáticas adversas, como a queda de neve, e danos às vias de acesso têm dificultado o transporte de suprimentos, que agora está sendo realizado por drones e até mesmo por equipes de resgate a pé das Forças de Autodefesa do Japão.