Novo tratamento melhora desempenho cognitivo de pessoas com Síndrome de Down
Seis dos sete pacientes apresentaram melhorias na compreensão de instruções, no raciocínio, na atenção e na memória
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Resultados preliminares de um novo tratamento, conduzido por pesquisadores do Laboratório de Neurociência e Cognição da Universidade de Lille, na França, e do Hospital da Universidade de Lausanne, na Suíça, apontam para a melhora do desempenho cognitivo e as conectividades cerebrais de pessoas com Síndrome de Down.
O tratamento consiste em uma terapia com injeção do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) nos camundongos com um modelo animal da síndrome. Os pesquisadores identificaram que a disfunção do GnRH estava ligada aos impactos cognitivos da Síndrome de Down, o que faz com que 77% das pessoas com a condição apresentem sintomas semelhantes ao do Alzheimer. Após 15 dias, a equipe constatou que a estratégia havia melhorado os sintomas nos animais.
Os pesquisadores, então, desenvolveram testes com sete homens com Down, com idades entre 20 e 50 anos. Os resultados mostraram que a performance cognitiva aumentou em seis dos sete pacientes, com melhorias na compreensão de instruções, no raciocínio, na atenção e na memória.
Os cientistas pretendem lançar um novo estudo, não só em pessoas com Síndrome de Down, mas com Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.