• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Uso de mosquito para levar larvicida a seus criadouros pode ajudar no combate de doenças, aponta estudo

Uso de mosquito para levar larvicida a seus criadouros pode ajudar no combate de doenças, aponta estudo

Técnica foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros e diminuiu casos de dengue em bairros de Belo Horizonte

Por Da Redação
Ás

Uso de mosquito para levar larvicida a seus criadouros pode ajudar no combate de doenças, aponta estudo

Foto: Reprodução/ Frame EBC/ Agência Brasil

Um trabalho desenvolvido por pesquisadores brasileiros mostra que o uso de mosquitos para “autodisseminar” larvicidas em seus próprios criadouros pode ajudar no controle das doenças transmitidas, sobretudo aquelas levadas pelo Aedes aegypti, como a dengue.

Elaborado por pesquisadores do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) e do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a estratégia de combate aos mosquitos é chamada de  Estação Disseminadora de Larvicida (EDL). 

Ela atrai  os insetos para um pote plástico com água, recoberto com tecido preto umedecido e impregnado com um larvicida em pó muito fino. Ao pousar, o larvicida adere ao mosquito que o leva para o criadouro, permitindo que a substância alcance suas larvas e impeça a proliferação.

O projeto distribuiu cerca de 2.500 “Estações Disseminadoras de Larvicida” (EDLs) em nove bairros de Belo Horizonte ao longo de dois anos. Segundo o estudo,  houve redução da incidência de dengue em 29% nesses bairros e em 21% nos bairros vizinhos.

Publicado na revista The Lancet Infectious Diseases, a pesquisa começou em um bairro de Manaus, capital do Amazonas. Devido aos bons resultados, o estudo foi levado para novos locais, com populações maiores.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do MS, até setembro de 2024 foram registradas 5.428 mortes por dengue e 6.529.520 casos prováveis da doença. Os casos costumam ser mais comuns, sobretudo, em épocas de altas temperaturas e chuvas frequentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário