Núcleo para população em situação de rua completa dois anos na capital baiana
Quase 27 mil atendimentos já foram realizados no “Nuar”
Foto: Divulgação
Em setembro, o Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar) completa dois anos de funcionamento. Desde quando foi inaugurado, em 2019, o espaço se dedica a atender moradores de rua da capital baiana e, além disso, estimula pessoas que se encontram nessa condição a mudar perspectivas e se reinserir por completo na sociedade. Nesse período, já foram realizados quase 27 mil atendimentos.
Visando potencializar as ações voltadas à população em situação de rua executadas pela Secretaria Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o Nuar funciona como uma central de serviços onde essas pessoas podem ter acesso a atendimentos psicossociais e a instrumentos necessários para se inscrever em programas sociais. No espaço, moradores de rua também são instruídos profissionalmente e recebem encaminhamentos para o mercado de trabalho.
No geral, dentre os serviços oferecidos pelo Nuar, estão a atualização do Cadastro Único, emissão do Cartão Sistema Único de Saúde (SUS), informações sobre disponibilidade de vagas do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), atendimento técnico de assistência social e orientação jurídica. O espaço também conta com uma equipe especializada formada por psicólogos, assistentes sociais, técnicos e advogados, que orientam e encaminham os interessados para benefícios socioassistenciais e outros atendimentos da rede de garantia de direitos como saúde, trabalho e justiça.
Jesuel Oliveira, 58 anos, foi assistido pelo Nuar e afirma que desde então a vida dele mudou. Segundo ele, o equipamento é de extrema importância para as pessoas em condição de vulnerabilidade. “Fiquei em situação de rua e, através do Nuar, recebi o apoio para sair dessa condição. Hoje, recebo o auxílio aluguel, moro na minha casa e isso é fruto de um trabalho humano, que nos devolve a dignidade. Aqui, fui encaminhado para tirar documentos, consegui benefícios sociais e vou ser reintegrado ao mercado de trabalho, com fé em Deus. Saber que existe um local para nos assistir é confortante e tranquilizador” disse.
Também assistido pelo o núcleo, Cláudio Batista, de 29 anos, ressaltou as oportunidades que o Nuar oferece aos moradores de rua. “É um local que a gente sabe que tem serviços direcionados para pessoas em situação de rua, é um núcleo onde conseguimos tudo. Somos orientados e encaminhados, é uma prestação de serviço importante para quem precisa”, afirmou.
A coordenadora do núcleo, Aldeci Andrade, destacou que os serviços realizados no Nuar possibilitam o exercício da cidadania e resgate da autoestima de pessoas em situação de rua. "O Nuar viabiliza acesso às políticas públicas, então o impacto é positivo e significativo, já que faz diferença na vida dessas pessoas. A gente sabe que, infelizmente, a rede de proteção não dá conta de toda demanda, principalmente em meio a uma pandemia. Então, a gente possibilita que as pessoas em situação de rua possam ter suas vidas ressignificadas, dando uma melhor qualidade de vida, para a partir daí, criarem autonomia e buscarem seu próprio sustento”, disse.
No ano passado, em decorrência da pandemia, também foram realizadas no local ações complementares para auxiliar este público. “Nos momentos mais críticos da pandemia, nos reinventamos. Nós distribuímos quentinhas, fizemos testagem, tudo para atender a demanda dessa população. Nesses dois anos, estamos conseguindo dar respostas, mesmo nesse cenário tão desafiador, afirmou Aldeci.
Atendimento
No Nuar, o público é atendido por demanda aberta e/ou encaminhado pelos serviços que compõem a rede de proteção para população em situação de rua. Localizado no bairro do Comércio, na Rua do Corpo Santo, 17, o espaço funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h, e terças e quintas-feiras, das 9h às 12h.