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Número de acidentes envolvendo ciclistas no Brasil tem aumento de 11% em 2021

Em números absolutos foram registrados 16.070 casos no último ano no país

Por Da Redação
Ás

Número de acidentes envolvendo ciclistas no Brasil tem aumento de 11% em 2021

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o número de acidentes graves envolvendo ciclistas no Brasil aumentou 11% em 2021, em relação à 2020.

Em números absolutos, foram registrados 14.416 casos em 2020 ante 16.070 em 2021. Além disso, entre 2018 e 2020 o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, apontou que haviam quase quatro óbitos de ciclistas por dia no Brasil.

Os dados mostram também que cerca de 55,8 mil ciclistas foram internados gravemente na rede pública entre 2018 e 2021, vítimas de acidentes de trânsito. Do total, 80% são do gênero masculino e 47% possuem idades entre 20 e 49 anos.

Em alguns estados, o número de internações praticamente dobrou em 2021. Em Goiás, por exemplo, foi registrado um aumento de 101% em relação ao ano anterior. Outros estados que registraram um grande aumento de acidentes envolvendo ciclistas foram o Ceará (44%), Sergipe (37%) e Rio de Janeiro (34%).

Números de 2020 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apontam que, nas rodovias brasileiras, a colisão entre veículos e bicicletas vitimou 13.648 pessoas, sendo que 16% delas não sobreviveram. Outros 223 mil motociclistas e/ou ciclistas também sofreram queda nas pistas, com mais de 7 mil casos com desfecho fatal.

Atualmente, o Brasil possui a sexta maior frota de bicicletas circulando pelo mundo, com 70 milhões de unidades. O país fica atrás apenas de nações como a China, a Índia, os EUA, o Japão e a Alemanha. 

“O uso crescente da bicicleta como meio de transporte e o consequente aumento das lesões decorrentes desse tipo de deslocamento tornam essencial que nós busquemos as melhores e mais atuais evidências científicas, para orientar os usuários e estimular a formulação de políticas públicas para tornar mais seguro e saudável o uso da bicicleta no Brasil”, justifica Flávio Emir Adura, diretor científico da Abramet.

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