Brasil

Peritos apontaram falha no reboque de alegoria que imprensou criança

Raquel Antunes da Silva, 11, não resistiu aos ferimentos graves após sem imprensada por carro alegórico no carnaval do RJ

Por Da Redação
Ás

Peritos apontaram falha no reboque de alegoria que imprensou criança

Foto: Thomaz Silva/Agência Brasil

O laudo da reprodução simulada sobre o acidente que levou a morte de Raquel Antunes da Silva, 11, imprensada por um carro alegórico no carnaval do Rio de Janeiro, concluiu que houve irregularidades na retirada da alegoria do lado de fora do Sambódromo da Sapucaí.

De acordo com a perícia, não havia uma pessoa para auxiliar o motorista na saída. “A ausência de auxiliar no setor lateral direito do conjunto para orientar o condutor do caminhão, uma vez que as condições de luminosidade do local não permitiam a visualização através do retrovisor do veículo”, relataram os peritos.

O laudo apontou ainda que não foi correta a ligação do carro ao reboque para a retirada da alegoria. “A realização do acoplamento (reboque) inadequado do carro alegórico, através de correntes e parafusos, em desacordo com o preconizado pelo Código de Trânsito Brasileiro.”

Os peritos concluíram também que entre os fatores que concorreram para o acidente estava a falta de isolamento da área para passagem da alegoria e a circulação indevida de pessoas na rua que é próxima ao Sambódromo.

As investigações da Polícia Civil sobre o acidente ficaram a cargo da delegada da 6ª Delegacia de Polícia (DP), Maria Aparecida Mallet. Três dias após ao acidente, ela revelou que, em depoimentos na delegacia, testemunhas disseram que “perceberam o momento do fato, o acidente, e elas relataram o perigo iminente que estava ocorrendo ali”.

As apurações incluíram no laudo a análise de imagens do momento do acidente, para confrontar com as informações das testemunhas ouvidas. “Vamos contrastar as imagens que obtivemos do momento do acidente com os depoimentos que serão prestados. Isso será de suma importância para balizar exatamente o que aconteceu naquele momento”, afirmou a delegada, na segunda-feira, após o acidente.

Relembre o caso

No dia 20 de abril, durante o carnaval do Rio de Janeiro, a menina de 11 anos foi imprensada entre um poste e um carro alegórico da Em Cima da Hora. Raquel foi encaminhada para o Hospital Municipal Souza Aguiar com ferimentos graves, passou por cirurgias mas não resistiu.

Poucos dias depois, uma outra pessoa também foi atingida por carro alegórico na Sapucaí. Alba Regina aguardava sentada atendimento médico após sentir-se mal, quando um carro alegórico da Paraíso da Tuiuti a imprensou no portão das saídas das alegorias. Alba foi encaminhada para o mesmo hospital que Raquel havia sido encaminhada, passou por exames e conseguiu se recuperar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário