Número de brasileiros deportados dos EUA atinge marca dos 2.420 cidadãos
Informação é referente aos primeiros sete meses de 2022
Foto: Reprodução
O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos bateu recorde nos sete primeiros meses de 2022, com 2.423 cidadãos expulsos em 19 voos fretados pelo governo americano. As informações são da Polícia Federal ao jornal GLOBO.
O total é comparado ao volume de pessoas que tiveram de deixar o país em todo o ano de 2021, que foi de 2.447. Em 2021, a média foi de 204 deportados por mês. Já neste ano, até julho, a média mensal é de 346, uma alta de 69%.
De acordo com especialistas, as razões para a alta são, principalmente, econômicas, mas também o maior rigor na fiscalização das autoridades migratórias com a pandemia da Covid-19 e uma mudança na lei brasileira, em 2019. Conforme o acordo, estava dispensado a necessidade de o brasileiro deportado ter passaporte. O documento foi substituído por uma declaração que comprova a nacionalidade original da pessoa.
Ao jornal, uma fonte diplomática explicou que os brasileiros estão sendo detidos com ordem definitiva de deportação. Assim, é melhor voltar do que ficar em prisões com desconhecidos e longe dos parentes.