Turismo

Número de brasileiros morando no exterior cresceu 40% nos últimos 12 meses

Estados Unidos e Portugal são os destinos preferidos

Por Da Redação
Ás

Número de brasileiros morando no exterior cresceu 40% nos últimos 12 meses

Foto: Reprodução/Pixabay

Dados do Ministério das Relações Exteriores mostram que o número de brasileiros que moram no exterior cresceu cerca de 38% nos últimos doze anos. Em 2009, o número de brasileiros que moram fora do país era de pouco mais de 3 milhões. Dois anos atrás, o número saltou para 4,4 milhões.  

Entre os cinco países com maior número de brasileiros, estão os Estados Unidos, com 1,9 milhão; Portugal, com 275 mil; Paraguai, com 245.850; Reino Unido, com 220 mil; e Japão, com cerca de 206 mil. Os números são estimados, uma vez que o registro consular de nacionais no exterior não é obrigatório.

Imigrantes ilegais e violência

No caso dos Estados Unidos, país com maior concentração de brasileiros, foram registradas mais de 2,7 milhões de prisões de imigrantes ilegais durante o ano fiscal de 2022, compreendendo o período de 1º de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022. Dentre esses casos, 57 milhões eram brasileiros, conforme dados do órgão de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA.

Em relação a Portugal, o segundo país com maior concentração de brasileiros, são frequentes os relatos de casos de xenofobia. Segundo a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR), órgão governamental português, foram registradas 168 denúncias de envolvimento com brasileiros, dentre as 491 denúncias totais relacionadas ao comércio no país em 2022.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.