Número de deputadas federais da Bahia sobe, mas estado tem o 6º menor percentual de mulheres no parlamento
Levantamento do IBGE aponta que número passou de 3 para 5 entre 2020 e 2023
Foto: Arquivo/Liderança do PSB
Em 2023, a Bahia contava com cinco de suas 39 cadeiras na Câmara dos Deputados ocupadas por mulheres, representando 12,8% do total. Embora esse número tenha aumentado em comparação com 2020, quando havia apenas três deputadas federais representando o estado (7,7% do total), ainda estava entre os seis estados com menor percentual de representação feminina na Câmara. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A nível nacional, embora as mulheres constituíssem 52,7% do eleitorado e 35,0% das candidaturas à Câmara dos Deputados em 2022, representavam apenas 17,9% dos parlamentares em 2023, colocando o Brasil na 133ª posição em um ranking global elaborado pela União Interparlamentar (IPU). Este percentual fazia do país o último colocado na América Latina em termos de representação feminina no parlamento.
Em 2023, estados como Amazonas, Tocantins, Piauí, Paraíba e Alagoas não contavam com nenhuma representante feminina na Câmara dos Deputados, enquanto Mato Grosso, Amapá e Acre lideravam com 37,5% de suas cadeiras ocupadas por mulheres.
A subrepresentação feminina também se refletia nos legislativos municipais, onde, em 2020, apenas 13,5% dos vereadores eleitos na Bahia eram mulheres. Este percentual colocava o estado como o quarto com menor representatividade feminina no país.