Número de desbancarizados cai 73% com a pandemia
Necessidade de mais transações online e modernização do Sistema Financeiro Nacional impulsionaram brasileiros
Foto: Agência Brasil
O número de brasileiros não inseridos no segmento bancário caiu 73% na pandemia da Covid-19, segundo pesquisa realizada pela Americas Market Intelligence, em parceria com a Mastercard.
“A sociedade brasileira hoje, predominantemente, trabalha com o dinheiro físico. Entretanto, inovações como o Pix estão surgindo para tentar difundir ainda mais as transações virtuais. Então, haverá menos circulação de papel, e isso tem um impacto em cadeia (...) essa nova realidade cria um ambiente mais competitivo, com mais segurança, onde os bancos tradicionais, as instituições de diferentes portes, fintechs, insurtechs e demais startups disputarão mercado por igual, e levará vantagem aquela prestadora de serviços que puder oferecer qualidade com menores custos e de maneira mais criativa”, explica o especialista em regulação José Luiz José Luiz.
Ele continua afirmando que “será cada vez mais comum o surgimento de novos produtos ou empresas no cenário financeiro. Porque a modernização do Sistema Financeiro Nacional, provocada pela chegada de inovações como o Pix, open banking e sandbox, está fazendo com que o mercado se estruture para atender às novas demandas dos consumidores. Isso vem gerando novos processos de fusão, incorporação, parcerias, compra e venda, entre outros modelos de organização ou reorganização”.