Número de eleitores registrados subiu 1,7% em relação a 2018, aponta TSE

Campanha de artistas nas redes sociais ajudou no resultado

Por Da Redação
Ás

Número de eleitores registrados subiu 1,7% em relação a 2018, aponta TSE

Foto: Divulgação

Dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), referentes ao mês de abril deste ano, mostram que o número de eleitores no Brasil subiu de 147,3 milhões, em outubro de 2018, para 149,8 milhões. O quantitativo representa um aumento de 1,7%, e a maior parte é relativa aos registros do eleitorado jovem.  

Nas últimas semanas, antes do prazo final para a emissão do título de eleitor, autoridades e artistas fizeram uma campanha de conscientização nas redes sociais. O cadastro eleitoral foi concluído no último dia 4. Após a data, o tribunal anunciou que superou recordes. Entre janeiro e abril deste ano, por exemplo, foram registrados 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos.

"Esse número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4% em relação aos quatro primeiros meses do ano em 2014", informou o tribunal, que realizou entre os dias 14 e 18 de março a Semana do Jovem Eleitor para estimular o público a tirar o título.

No Brasil, a maior parte do eleitorado continua sendo formado por mulheres, que representam 52,9% do total. Já quando se observa a faixa etária, a maioria tem entre 45 e 59 anos. Em seguida, estão os eleitores de 35 a 44 anos, e em terceiro, entre 24 e 34 anos. Jovens de 16 a 20 anos são cerca de 8,4 milhões de eleitores, o que representa 5,6% do total. Na última quinta-feira (5), o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, afirmou que o tribunal atingiu a marca histórica de 8,9 milhões de pedidos de emissão do título, transferência ou regularização de pendências antes do fechamento do período de cadastro eleitoral deste ano.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.