Número de famílias endividadas atinge percentual recorde de 66,2% em março
O aumento das dívidas está relacionado ao avanço do crédito
Foto: Agência Brasil
Segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda (30) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias endividadas no Brasil atingiu percentual recorde de 66,2% em março em comparação com fevereiro, que teve 65,1%. O número atual é considerado como a maior taxa histórica desde 2010.
Os dados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da confederação e foi realizada no período de 20 de fevereiro a 5 de março com 18 mil famílias da capital do país, incluindo o Distrito Federal.
Ainda de acordo com a pesquisa, o aumento das dívidas está relacionado, principalmente, ao avanço do crédito, que foi observado pelo aumento no estoque do crédito para pessoas físicas e jurídicas, aumento nas concessões, redução do custo do crédito, facilitação nas condições.
Além disso, outros fatores apontados para o endividamento foram o aumento no crédito no cheque especial, crédito consignado, financiamento de imóveis e de carros, consideradas como as duas maiores taxas de expansão nos últimos meses.