Número de famílias endividadas cai para 77,4% em maio, aponta CNC
Na pesquisa, 70% dos entrevistados apontaram ter algum tipo de pendência financeira
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), na terça-feira (07), o número de famílias endividadas diminuiu para 77,4% no mês de maio ante os resultados de abril. No mês anterior, havia sido registrado um percentual de 77,7%.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, no entanto, o percentual apresenta um aumento de 9,8 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, quando o indicador foi de 68%.
Ainda segundo o levantamento, 28,7% das famílias do país possuem algum tipo de dívida em atraso, atualmente. O número é 4,4% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
Já 88,5% das pessoas apontaram estarem no “vermelho” no cartão de crédito, o que representa um aumento de 7,6% de abril para maio deste ano. O número é seguido pelos carnês, com 18,2%.
Segundo a CNC, o aumento seria ocasionado pela flexibilização da pandemia e à vacinação contra Covid-19. A ação proporcionou o retorno de gastos com viagens, lazer e entretenimento.