Michel Telles

Número de ingressantes no Ensino a Distância é maior do que no ensino presencial na rede privada

Dados do Censo da Educação Superior mostram que mais da metade dos novos alunos optaram pelo EaD em 2019

Por Michel Telles
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Número de ingressantes no Ensino a Distância é maior do que no ensino presencial na rede privada

O Censo da Educação Superior 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), revela que 2019 foi o primeiro ano em que o número de ingressantes em cursos de Ensino a Distância (EaD) ultrapassou a quantidade de estudantes que iniciaram a graduação presencial na rede privada. Além disso, constatou-se que 63,2% (10.395.600) das vagas ofertadas no ano passado foram na modalidade EaD.

Atualmente 88,4% das 2.608 instituições de educação superior no Brasil são privadas e 50,7% (1.559.725) dos alunos que ingressaram nessas instituições em 2019 optaram por cursos de EaD. “Observamos o crescimento do ensino a distância já há algum tempo e neste ano o total de alunos que optaram pela modalidade aumentou muito. É um ano histórico, que concretiza uma mudança de comportamento”, comenta o reitor do Centro Universitário Internacional Uninter, Benhur Gaio.

Segundo o Censo, em 2019, a rede privada ofertou 94,9% do total de vagas para graduação, enquanto a rede pública disponibilizou 5,1% das oportunidades. Os dados mostram também que a cada quatro estudantes de graduação, três frequentam estabelecimentos de ensino privados – 75,8%, totalizando 6,3 milhões de alunos estudando em instituições particulares.

O levantamento apontou também que entre 2009 e 2019 o número de matrículas da educação a distância aumentou 378,9%. Gaio explica que esse aumento pode indicar mais acesso ao ensino superior. “A modalidade EaD é flexível, acessível, mais barata, cabe no orçamento familiar. Além de estimular o desenvolvimento científico do país, o ensino superior pode mudar perspectivas de vida, abrindo novos caminhos no mercado de trabalho”.

Referência em EaD

O Grupo Uninter é um exemplo do potencial do EaD. A metodologia de ensino, por exemplo, foi estruturada pensando na flexibilidade do aluno, que pode organizar seus dias e horários de estudos. A modalidade mescla tecnologias digitais e analógicas, com momentos ao vivo ou gravados, presença obrigatória para realização das avaliações e atendimento online de tutoria e orientação educacional por professores. Materiais como livros, físicos e digitais, são fornecidos aos alunos. Além disso, para potencializar ainda mais o desenvolvimento, em alguns cursos, como os da área de engenharia, são disponibilizados laboratórios portáteis.

Ao longo dos seus 20 anos de história, a Uninter, que conta hoje com mais de 700 polos, já formou mais de 505 mil alunos e é considerada uma das melhores instituições do país. O centro universitário tem nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) e 5 no Conceito Institucional (CI). Mais de 400 cursos entre graduação, pós-graduação e extensão são ofertados pela instituição.

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