Economia

Número de MEIs ultrapassa os 370 mil em meio a pandemia

Tendência aponta que número de microempreendedores individuais deve crescer ainda mais

Por Da Redação
Ás

Número de MEIs ultrapassa os 370 mil em meio a pandemia

Foto: Reprodução/Internet

Os dados do Portal do Empreendedor revelam que o registro de novos MEIs (microempreendedores individuais) não perdeu força na quarentena, tanto que o Brasil atingiu à marca de 10 milhões em meio à pandemia. Os especialistas afirmam que a tendência deve continuar devido aos impactos econômicos da pandemia do coronavírus. Por isso, o chamado empreendedorismo inicial tem tudo para atingir uma marca histórica no Brasil em 2020, com um em cada quatro brasileiros envolvidos na abertura de um negócio. 

Ainda segundo o Portal do Empreendedor, mais de 327 mil pessoas se formalizaram como MEI no Brasil desde o início da pandemia. Mais de 1,1 milhão de postos formais de trabalho foram fechados apenas em março e abril, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). “O MEI é um grande instrumento de formalização empresarial, porque ainda possibilita que essas pessoas mantenham a cobertura previdenciária”, explica o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Silas Santiago.

“O dado de crescimento em meio à pandemia surpreende, porque é um momento econômico adverso. Mas a tendência é de que cresça depois da quarentena por conta da necessidade, porque as pessoas terão que buscar uma nova fonte de renda”, acrescenta o professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), Mauro Rochlin. Segundo o Sebrae, 52% dos microempreendedores individuais pararam de funcionar durante a quarentena, 89% sofreram queda no faturamento e 68% dos que buscaram empréstimos não tiveram o pedido aprovado pelos bancos. E 32% dos microempreendedores ficaram inadimplentes. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.