Número de mortes por coronavírus passa de 5 mil
China, Itália e Irã continuam concentrando o maior número de mortes
Foto: Reprodução/ ISTO É
A pandemia do novo coronavírus provocou a morte de 5.043 pessoas em todo o mundo, a maioria na China continental, de acordo com um balanço da agência AFP elaborado com informações de fontes oficiais.
Cerca de 3.176 pessoas morreram na China continental, na Itália 1.016 e no Irã 514. Estes são os três países mais afetados pelo Covid-19.
Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia após semanas de resistência. Países, inclusive o Brasil, estavam pressionando para que a entidade reconhecesse o estado de pandemia. Na quinta-feira (12), o diretor-geral da entidade, Teodros Adhanom Ghebreyesus, tentou acalmar as tensões ao redor do mundo e voltou a reforçar que a pandemia é "controlável".
"Esta é uma pandemia controlável. Mas precisamos de maior vigilância para identificar, isolar, diagnosticar e tratar cada caso e romper a cadeia de transmissão", disse Ghebreyesus.
No entanto, há sinais de preocupação na Alemanha, onde a chanceler Angela Merkel alertou que a epidemia pode infectar cerca de 70% da população de seu país caso o surto não seja contido.
O principal conselheiro para a epidemia do Sars-Cov-2 na China, Zhong Nanshan, estimou que a pandemia pode se prolongar muito além de junho.