Número de mortos no terremoto no Japão passa de 100
Mais de 200 pessoas estão desaparecidas
Foto: Yusuke Fukuhara/ The yomiuri Shimbun
Chegou a 110 o número confirmado de mortos no terremoto no Japão, na última segunda-feira (1), e a busca por sobreviventes nos escombros de edifícios colapsados entrou no sexto dia.
O número de mortos confirmados era de 110 às 16 horas deste sábado (6), no horário local, contra 94 do dia anterior, afirmou o governo de Ishikawa. Mais de 200 pessoas estão desaparecidas depois do tremor mais mortal da nação em quase oito anos.
O terremoto de magnitude 7,6 atingiu a costa oeste do país no dia do Ano Novo, destruindo infraestruturas e interrompendo ligações elétricas de 22 mil casas na região de Hokuriku. A chuva prejudicou os esforços para recolher os escombros em busca dos sobreviventes, enquanto mais de 30 mil pessoas evacuadas aguardavam ajuda.
O número de vítimas do terremoto deste ano é o maior desde as 276 vítimas de tremores ocorridos em 2016 na região de Kumamoto, que inclui mortes relacionadas aos impactos.
O primeiro-ministro Fumio Kishida disse aos funcionários do governo para acelerar os esforços de emergência na restauração das estradas principais destruídas pelo terremoto, para que as atividades de resgate e socorro possam ser aumentadas.
Deslizamentos de lama, pedras e rachaduras nas estradas deixaram isoladas dezenas de comunidades remotas na província de Ishikawa.
As Forças de Autodefesa do Japão deverão reforçar o número de equipes de resgate de 400 a 5.400.