Rainha da Dinamarca se prepara para deixar o trono após 52 anos
O anúncio foi feito dia 31 de dezembro
Foto: Divulgação
A rainha da Dinamarca, Margrethe 2ª, percorreu as ruas de Copenhague em uma carruagem revestida de ouro pela última vez como monarca na quinta-feira (4), a uma semana da entrega do trono ao seu filho primogênito, príncipe herdeiro Frederik.
Margrethe 2ª, de 83 anos, surpreendeu os dinamarqueses no dia 31 de dezembro, quando anunciou, durante o tradicional discurso de Ano-Novo, que abdicaria do reinado, que completará 52 anos no próximo dia 14. Ela é a única mulher reinante no mundo atualmente.
Margrethe Alexandrine Thorhildur Ingrid nasceu em 16 de abril de 1940, em Copenhague. Ela é a filha mais velha das três do então príncipe Frederick e da princesa Ingrid — posteriormente rei Frederick 4º.
Margrethe cursou o ensino básico em uma escola particular de Copenhague. Estudou arqueologia pré-histórica no Reino Unido e ciência política na Universidade de Aarhus, na Dinamarca. Também frequentou a renomada Universidade Sorbonne, em Paris. A rainha é fluente em dinamarquês, francês, inglês, sueco e alemão