Número de motoristas por aplicativo cresce em 137% nos últimos sete anos no Brasil
Dentre as principais motivações para o crescimento está a falta de emprego formal

Foto: Divulgação | Unsplash
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Empregados e Desempregados (Pnad) Contínua Trimestral, o número de motoristas autônomos aumentou em 137,60% em comparação com os quatro trimestres dos anos de 2012 e 2019.
Os números também revelam que, impulsionados pelo surgimento dos aplicativos de mobilidade, cerca de 666 mil novos motoristas autônomos surgiram de um trimestre para outro. No Distrito Federal, o número saltou de 4 mil, no quarto trimestre de 2012, para 20 mil no mesmo período de 2019.
De acordo com especialistas, o levantamento revela uma crise no número de trabalhos formais e um crescimento no mercado informal, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 41,1% da população brasileira, ou seja, 38,4 milhões de pessoas, se encontram no mercado informal.
Apesar dos números, cerca de 10,5% dos motoristas autônomos possuem ensino superior completo e veem o trabalho como uma forma de renda enquanto procura por um emprego dentro da área de formação.
Os dados também revelam que 72,1% dos motoristas por conta própria não contribuem para a Previdência devido à falta de dinheiro para o investimento na aposentadoria.