Número de pedidos do INSS cai apenas 5,7% após governo lançar programa para zerar filas
A quantidade de pessoas passou de 1,79 milhão, em junho, para 1,69 milhão em agosto
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Após pouco mais de um mês do início do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, o número de pedidos à espera de análise do INSS caiu apenas 5,7%. O resultado é considerado baixo diante da meta estabelecida pela governo Lula, de zerar a espera acima de 45 dias até o fim do ano. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.
De acordo com dados do Portal da Transparência Previdenciária, compilados pelo INSS, os estoques de solicitação registrou uma queda de 1,79 milhão, em junho, para 1,69 milhão em agosto. Ou seja, uma redução de 5,7%.
O programa foi lançado no dia 18 de julho e previa o pagamento de bônus por produtividade aos servidores públicos. Considerando somente os pedidos com prazo acima de 45 dias, o percentual é um pouco maior, de 7,95%.
Ao jornal, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou que os números foram menores que o esperado, mas a previsão segue válida. "A gente continua convencido de que será possível. Está mantida a nossa previsão até 31 de dezembro", diz.