Brasil

Número de pessoas com membros amputados aumenta na Bahia

A Bahia é o estado líder, com mais de 21 mil casos

Por Da Redação
Ás

Número de pessoas com membros amputados aumenta na Bahia

Foto: Reprodução/TV Bahia

Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, por meio de dados do Ministério da Saúde, apontou que 80.124 pessoas residentes do Nordeste tiveram membros inferiores amputados entre 2012 e 2021. A Bahia lidera o ranking na região com 21.069 casos. 

A entidade pontuou que até 2020, antes da pandemia da Covid-19, a região Nordeste registrava uma média diária de 25,20 procedimentos. Em 2021, o número passou para 25,84. Juntos, os dois anos totalizam a média mensal de 776,29. 

Especialistas do estudo justificaram que um dos motivos do crescimento do número é que muitas pessoas deixaram de fazer o acompanhamento dos fatores de risco durante o período. 

O levantamento ainda pontua que mais da metade dos casos envolve pessoas com diabetes. Porém, a cirurgia para retirada de membro está associada a outros fatores de risco, como tabagismo, hipertensão arterial e insuficiência renal crônica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.