• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • 'O crescimento global permanecerá bem abaixo', diz FMI sobre atividade econômica

'O crescimento global permanecerá bem abaixo', diz FMI sobre atividade econômica

Segundo diretora, motivo se dá pelas cicatrizes da pandemia, guerra na Ucrânia e aperto monetário

Por Da Redação
Ás

'O crescimento global permanecerá bem abaixo', diz FMI sobre atividade econômica

Foto: Divulgação/FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou, durante o Fórum de Desenvolvimento da China, que espera de 2023 "outro ano desafiador", ao considerar a desaceleração do crescimento global para menos de 3% devido às cicatrizes da pandemia, da guerra na Ucrânia e do aperto monetário que pesa sobre a atividade econômica.  

“Mesmo com uma perspectiva melhor para 2024, o crescimento global permanecerá bem abaixo de sua média histórica de 3,8%”, pontuou.

Ela acredita que as incertezas são excepcionalmente altas, principalmente por causa dos riscos de fragmentação geoeconômica. 

“Uma divisão perigosa, que deixaria todos mais pobres e menos seguros. Juntos, esses fatores significam que as perspectivas para a economia global no médio prazo provavelmente permanecerão fracas”, ressaltou.

Na ocasião, Georgieva ainda avaliou como os riscos evidentes para a estabilidade financeira aumentaram. “Num momento de níveis de endividamento mais altos, a rápida transição de um período prolongado de taxas de juros baixas para taxas muito mais altas, necessárias no combate à inflação, inevitavelmente gera tensões e vulnerabilidades, como evidenciado pelos desenvolvimentos recentes no setor bancário em algumas economias avançadas”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.