O diversificado folclore brasileiro
Confira o editorial deste domingo (22)
Foto: Divulgação
Comemorado neste domingo, 22 de agosto, o Dia do Folclore foi criado - via decreto federal em 1965, assinado pelo então presidente Castelo Branco - para resgatar e valorizar a diversidade cultural no Brasil.
Folclore, por definição, é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças. O termo foi criado por William John Thoms, pesquisador inglês da cultura europeia, que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". A palavra é a união de dois vocábulos saxônicos antigos: folk em inglês significa povo e lore, conhecimento.
No Brasil, já virou tradição promover eventos durante toda a semana que antecede o Dia do Folclore. Nas escolas, durante todo o mês de agosto, são realizadas atividades para relembrar personagens como o saci-pererê, o curupira e o lobisomem, entre outros.
O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais. É também uma parte essencial da cultura do Brasil.
Embora tenha raízes imemoriais, seu estudo sistemático iniciou somente em meados do século 19, e levou mais de 100 anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970, o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual.