"O governante que estabelece hora para o cidadão ir e vir, tem viés autoritário" diz Onyx Lorenzoni
O posicionamento aconteceu em conversa para a rádio Band, com o apresentador Luís Datena
Foto: Reprodução
O ministro da Secretaria Geral da Presidencia, Onyx Lorenzoni, criticou o lockdown, em que apenas serviços essenciais ficam abertos, e o toque de recolher, com restrições de horários, durante a pandemia da Covid-19. O posicionamento aconteceu em conversa para a rádio Band, com o apresentador Luís Datena.
"Quem é que afrontou os princípios democrativos inconstituicionais ao atacar pessoa de estarem trabalhando,ao impedir o ir e vir das pessoas, ai em São Paulo? quem bloqueou o sagrado direito do cidadão de trabalhar, para pode levar o alimento para casa? é o mesmo sujeito que quando tem a caneta na mão, ele impede que as pessoas trabalhem, ele bloquea o ir e vir das pessoas, ele estabelece horário, esse cidadão tem viés democrata? ou tem viés autoritório?", indagou.
Ainda sem citar nomes, ele voltou a falar sobre o governador de São Paulo, João Dória. "Eu não estou dando opinião, são fatos. Foi ele que assinou o decreto aí São Paulo"
O alto número de novos casos confirmados diariamente da doença e a situação crítica na oferta de UTIs têm feito os governadores e prefeitos a adotar medidas mais duras, como o lockdown e o toque de recolher. Ao falar do geral, Onyx disse que existem governadores que se acham "reizinhos do seu território", segundo ele essa prática "é um absurdo".
Na Bahia, por exemplo, a taxa de ocupação da UTI adulto para pacientes com Covid-19 está em 83%. Salvador está com restrição na circulação de pessoas nas ruas de 5h até as 18 horas, apenas oo funcionamento de serviços não essenciais