O que deve ser verificado por um mecânico na revisão de férias: passo a passo
Itens devem ser verificados por profissional habilitado e inclui verificação de motor, suspensão e alimentação
Nesta época do ano as oficinas mecânicas costumam ficar lotadas por conta das revisões anuais. É o momento em que muitos motoristas encostam o carro pedindo muitas vezes reparos rápidos antes de uma viagem com a família. Embora o ideal seja sempre fazer uma revisão preditiva e preventiva, o próprio motorista deve fazer um relato completo ao profissional sobre o estado do carro.
Afinal, os motivos para uma quebra no meio da estrada podem ser inúmeros. Mas o que deve ser verificado por um mecânico profissional?
Sistema de Freios
Cheque o desgaste e substitua, se necessário, as pastilhas e discos de freio. Eles devem ser verificados e há sinais de desgaste como ruídos, pedal baixo ou frenagem ineficiente que não podem ser ignorados na revisão.
Correias e Tensores
Peça ao mecânico para inspecionar e, se necessário, substituir as correias e tensores. Tanto a correia de partida, a de acessórios ou correia dentada ou ainda a correia banhada a óleo (interna) deve ser verificada quanto ao desgaste.
Suspensão e Direção
Verifique os amortecedores, molas, juntas, barra de direção, coxins e demais componentes. É importante checar também se não existem folgas nestes sistemas.
Embreagem
Se necessário, revise o sistema de embreagem especialmente após uma certa quilometragem. A embreagem dá sinais de desgaste quando o câmbio “arranha”, há imprecisão no acoplamento da marcha (o câmbio “escapa) e outros sinais como pedal baixo demais.
Rolamentos de Roda
A substituição de rolamentos desgastados, no fim de vida útil, pode ser crucial para a segurança e eficiência. Ruídos vindos das rodas antecipam esse momento.
Sistema de Arrefecimento
Propor uma inspeção completa do sistema de arrefecimento, usando componentes adequados, é essencial para evitar superaquecimento em viagens longas. O mecânico deve verificar bomba d´água, radiador, mangueiras, fluído e outros componentes como os sensores de temperatura.
Essas dicas são fundamentais para assegurar que seu veículo esteja preparado para uma viagem segura e livre de problemas. Usar peças de alta qualidade e sempre seguir as recomendações do fabricante ajudam a manter o carro em condições ideais de funcionamento.
Sistema de injeção e alimentação
Outra fonte de possíveis problemas com o veículo está no sistema de alimentação e injeção eletrônica. Há grande incidência de combustível adulterado no Brasil, o etanol dos motores flex tende a ser um problema por excesso de água e há muitos solventes na gasolina. O profissional mecânico deve analisar o sistema de alimentação por inteiro verificando ocorrência de falhas, sujeira nos bicos e imprecisões na alimentação. O motorista deve relatar que tipo de combustível usa e onde abastece bem como lembrar de situações caso o tenha tido problemas na aceleração e também na marcha lenta. Além de verificar erros no sistema, o mecânico deve analisar a qualidade do combustível verificando mangueiras e conexões por segurança.