"Obrigado por me trazer de volta à praça": últimas palavras do Papa Francisco para enfermeiro após aparição no Domingo de Páscoa
Pontífice morreu aos 88 anos, na segunda-feira (21), em decorrência de um AVC

Foto: Vatican News
“Obrigado por me trazer de volta à praça”. Estas foram as últimas palavras do papa Francisco ditas ao assistente pessoal e enfermeiro Massimiliano Strappetti, que o levou para um passeio de papamóvel na basílica de São Pedro durante as celebrações do domingo de Páscoa (20), poucas horas antes da morte do pontífice.
As informações foram divulgadas pelo Vatican News, meio de comunicação oficial do Vaticano. Antes de comparecer à basílica, o papa chegou a perguntar se Massimiliano acreditava que ele conseguiria e o assistente respondeu que sim.
Aquele foi o primeiro passeio de Francisco no papamóvel aberto desde que recebeu alta após passar 38 dias internado devido uma pneumonia bilateral. Ele estava em uma cadeira de rodas e sem cânulas nasais de oxigênio. Ele saudou milhares de católicos, gesticulou e cumprimentou crianças, na que viria a ser a última aparição pública dele em vida.
O discurso foi lido por um colaborador, devido às dificuldades respiratórias apresentadas por Francisco. No texto ele reforçou o apelo pelo cessar-fogo na Faixa de Gaza.
Depois de retornar para casa, o papa passou uma tarde tranquila e jantou à noite. Pouco antes de morrer, Francisco teria ainda apertado a mão do assistente e feito um gesto, como uma espécie de tchau.
• Em testamento, papa Francisco pediu sepulcro simples e lápide dizendo apenas "Franciscus"
• Francisco será o primeiro papa em 122 anos enterrado fora do Vaticano
Francisco morreu aos 88 anos, às 2h35 desta segunda, pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. O relatório de falecimento descreve que ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível.
Ele se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões e sofria complicações de um quadro respiratório, após ter ficado internado por 38 dias. O boletim médico informa que o quadro de AVC foi agravado pela pneumonia, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Atendendo seu pedido, ele será enterrado no sábado (26), às 5h no horário de Brasília, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, sendo o primeiro pontífice em 122 anos a ter a cerimônia realizada fora do Vaticano.
LEIA TAMBÉM:
• Papa Francisco morre aos 88 anos
• Papa Francisco morreu de AVC e insuficiência cardíaca, confirma Vaticano
• Vaticano divulga imagens de papa Francisco em caixão de madeira
• Catedral Basílica do Santíssimo Salvador realizará cerimônia de sufrágio da alma do Papa Francisco
• Lula, Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis e líderes mundiais lamentam morte do papa Francisco; confira repercussão
• Arcebispo da arquidiocese de Salvador pode ser sucessor do Papa Francisco
• Caixão aberto de madeira e zinco com sepultamento fora do Vaticano: veja como será o funeral do Papa Francisco
• Caixão mais simples, camerlengo no comando; entenda os 9 dias de funeral do papa
• Rodada do Campeonato Italiano é suspensa após a morte do Papa Francisco
• Gays, aborto, fofoca, futebol e morte: relembre frases do papa Francisco
• Fotojornalista relembra famoso clique no metrô que eterniza simplicidade de Papa Francisco