Fotojornalista relembra famoso clique no metrô que eterniza simplicidade de Papa Francisco
Pablo Leguizamon, de 46 anos, fez a foto durante o feriado de Corpus Christi em 2008

Foto: Pablo Leguizamon
O fotógrafo Pablo Leguizamon, de 46 anos, é o autor da famosa foto do então cardeal Jorge Mario Bergoglio no metrô. O clique foi feito em um sábado frio de maio de 2008, durante o feriado de Corpus Christi, em Buenos Aires. Na ocasião, a autoridade máxima da Igreja na cidade discursou para uma multidão de jovens na Praça Once e depois pegou o transporte público para retornar à Catedral Metropolitana.
Apesar do cargo que ocupava, Bergoglio mantinha hábitos simples e recusava os luxos. Cinco anos depois, ganharia projeção mundial ao se tornar o papa Francisco, morto na última segunda-feira (21).
Com a morte do religioso, a imagem dele no metrô, vestido de preto e sentado em meio a pessoas comuns, voltou a ser relembrada.
Na época do registro, Leguizamon era freelancer e estudante de fotojornalismo na capital argentina. Estava escalado para cobrir o evento, mas, ao final, decidiu segui-lo até o metrô. Na Linha A, aos 29 anos, fez a foto mais marcante da carreira até hoje.
A imagem se tornou um símbolo da trajetória de Francisco, desde a ordenação como padre jesuíta até os últimos anos, no Vaticano, no cargo máximo da Igreja Católica.
"Não era habitual ver o arcebispo de Buenos Aires usando o metrô. Era esperado que circulasse de carro. [...] Senti instintivamente que essa foto ia se valorizar com o tempo", disse o repórter fotográfico durante entrevista ao G1. "Não imaginava que ele se tornaria papa, mas essa profissão adquire importância no longo prazo", completou.
Leia mais:
• Catedral Basílica do Santíssimo Salvador realizará cerimônia de sufrágio da alma do Papa Francisco
• Lula, Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis e líderes mundiais lamentam morte do papa Francisco; confira repercussão
• Arcebispo da arquidiocese de Salvador pode ser sucessor do Papa Francisco
• Caixão aberto de madeira e zinco com sepultamento fora do Vaticano: veja como será o funeral do Papa Francisco
• Caixão mais simples, camerlengo no comando; entenda os 9 dias de funeral do papa
• Rodada do Campeonato Italiano é suspensa após a morte do Papa Francisco