Observatório Dietrich Schiel da USP é reaberto
O espaço deve receber visitantes presenciais, gratuitamente, duas vezes na semana em quatro horários
Foto: Reprodução/USP
O Observatório Dietrich Schiel, na Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, no interior paulista, foi reaberto para visitantes que desejam conhecer o Sistema Solar em escala real, de tamanho e de distância. Segundo o Centro de Divulgação Científica e Cultural, em fevereiro, o espaço deve receber visitantes presenciais, gratuitamente, duas vezes na semana em quatro horários.
Como explica André Luiz da Silva, astrônomo do observatório, uma das principais atrações é o telescópio centenário com 3 metros de tubo que permite observar o Sol. “O telescópio vai captar a luz do sol e vai projetar a imagem em uma tela de forma que as pessoas não precisem colocar o olho na lente.”
Para visualizar o Sol de forma clara, o céu não pode ter muitas nuvens. O instrumento também é utilizado para registrar a passagem do cometa Halley, visível na Terra a cada 76 anos.
Ainda de acordo com Silva, o Sol apresenta algumas manchas durante essa época do ano. “É possível ver o círculo do Sol bem claro e com a ocorrência de algumas manchas escuras na superfície. A gente fala um pouco sobre ele, sobre o que são essas manchas, por que elas aparecem, e em que ciclo elas desaparecem”, diz o astrônomo.
As visitas ao local devem ser agendadas e ocorrem às quartas-feiras (14h e 15h) e às sextas-feiras (10h e 11h). O espaço atende apenas 10 pessoas por horário.