OCDE pede que Brasil não deixe de proteger os trabalhadores informais e preservar o meio ambiente
Paulo Guedes pediu cooperação da entidade para que país alcance pedido no melhor padrão
Foto: Reprodução/ CNN Brasil
O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou da reunião ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nessa segunda-feira (13) e ressaltou que o Brasil passa por uma crise da Covid-19, mas está pronto para seguir com as reformas estruturais e integração econômica com outro países. Mas, a OCDE informou que o Brasil, assim como outros, têm o desafio de assegurar a proteção dos trabalhadores informais durante a pandemia e preservar o meio ambiente.
Em resposta, Guedes disse que o governo federal não deixou faltar recursos para a saúde, tanto que o déficit público nominal não vai chegar a 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. O ministro da pasta ainda informou que o Executivo se prepara para a "volta segura ao trabalho" com programas e amparo financeiro às empresas, além de uma "rampa de ascensão social" para os trabalhadores informais que atualmente estão vivendo com o valor do auxílio emergencial.
Sobre o meio ambiente, Guedes afirmou que o governo sabe da importância da preservação e proteção do meio ambiente. E pediu cooperação da entidade para que isso seja cumprido. "A Amazônia é maior que a Europa. É difícil vigiar tudo, monitorar tudo. Queremos o crescimento sustentável, fiscal e ambientalmente. E estamos abertos à cooperação, à ajuda nessa saída da crise”, discursou.
Na ocasião, Guedes também aproveitou o apelo para reiterar o desejo do Brasil de aderir à OCDE. “Precisamos de cooperação. Por isso, queremos entrar na OCDE, queremos melhores padrões, cooperação”, afirmou.