Mundo

OEA rejeita decisão da Suprema Corte que validou vitória de Maduro

Em comunicado, a Secretaria-Geral da entidade diz que "rejeita categoricamente" a decisão da Câmara Eleitoral da Corte

Por FolhaPress
Ás

OEA rejeita decisão da Suprema Corte que validou vitória de Maduro

Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

A OEA (Organização dos Estados Americanos) rejeitou, nesta sexta-feira (23), decisão do TSJ (Tribunal Supremo de Justiça) da Venezuela que validou vitória de Nicolás Maduro.

Em comunicado, a Secretaria-Geral da entidade diz que "rejeita categoricamente" a decisão da Câmara Eleitoral da Corte. "Esta Secretaria-Geral reitera que o CNE [Conselho Nacional Eleitoral] proclamou Maduro de forma precipitada, com base num boletim parcial emitido oralmente, com números que apresentavam impossibilidades matemáticas e sem apresentar os resultados desagregados".

A OEA fala em "opacidade" do TSJ. "Cujo comportamento tem sido caracterizado pela promoção de teorias da conspiração e pela emissão de anúncios e declarações sem qualquer suporte documental, evitando, a todo o momento, o escrutínio cidadão e a verificação imparcial".

Na avaliação do órgão internacional, o ditador venezuelano "judicializou" o processo eleitoral. "Com vista a procurar um selo de 'legitimidade' de um tribunal tendencioso. Um presidente não legítimo procura 'legitimidade' nos poderes do Estado que dele dependem".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário