Oferta por voos no mercado doméstico em maio supera pré-pandemia
Apesar do aumento de oferta, o setor ainda não registra o mesmo contingente de passageiros pagantes

Foto: Reprodução/ John McArthur/ Unsplash
Em maio, pela primeira vez em 27 meses, a oferta de assentos nos aviões no mercado doméstico brasileiro superou os níveis pré-pademia. A constatação foi divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nesta sexta-feira. Segundo os números da Anac, a oferta de assentos (medida em ASK, ou assentos-quilômetros ofertados) teve alta de 6% frente aos números de maio de 2019.
Apesar do aumento de oferta, o setor ainda não registra o mesmo contingente de passageiros pagantes. Nos voos domésticos, maio de 2022 registrou 6,4 milhões de passageiros. Em 2019, mais de 7 milhões de pessoas voaram pelo Brasil no mesmo período.
Nos voos internacionais, foram mais de 1,2 milhão de passageiros que viajaram em maio deste ano, cerca de 63% do que foi transportado no mesmo período em 2019. Essa foi a maior movimentação de passageiros desde fevereiro de 2020, mês que antecedeu o primeiro caso de Covid confirmado no Brasil.
Em abril de 2020, a ANAC registrou os piores números desde 2010. Foram menos 400 mil passageiros em voos nacionais e 40 mil pessoas em voos para fora do Brasil.
Ainda segundo o relatório da ANAC, o transporte de carga e correio pago teve, em maio, redução de 6,1% em relação ao mesmo período de 2019. Significa um registro de pouco mais de 36 mil toneladas despachadas dentro do país.
No mercado internacional, o transporte de correio e carga segue apresentando recorde de toneladas transportadas. Em maio deste ano, foram mais de 88 mil despachos em rotas internacionais. Os dados, segundo a ANAC indicam o maior resultado para o mês da série histórica da Agência, que iniciou há 22 anos. Em comparação ao mesmo período de 2019 e 2021, o indicador apresentou alta de 24,7% e 1,8%, respectivamente.