• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • OIT aponta que a maioria das crianças indígenas correm alto risco de trabalho infantil
Mundo

OIT aponta que a maioria das crianças indígenas correm alto risco de trabalho infantil

Menores costumam trabalhar na agricultura, construções, comércios, indústrias e trabalho doméstico

Por Da Redação
Ás

OIT aponta que a maioria das crianças indígenas correm alto risco de trabalho infantil

Foto: UNICEF

Uma análise da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontou que as crianças das comunidades indígenas enfrentam um risco alto de serem submetidas ao trabalho infantil e muitas vezes não possuem acesso a educação. De acordo com o levantamento, a maioria das crianças costumam trabalhar na agricultura, em construções, comércios, indústrias e trabalhos domésticos.

A análise aponta ainda diferenças regionais significativas. No Peru, o trabalho infantil entre as crianças indígenas é quase três vezes superior à média. Já no Equador, as crianças indígenas têm cerca de 11,6 vezes mais probabilidade de estarem envolvidas em atividades perigosas em comparação com a média nacional para todas as crianças.

Segundo a pasta, o trabalho infantil entre as crianças indígenas é um resultado direto da marginalização social, econômica e cultural que as comunidades sofrem. Estes locais têm três vezes mais probabilidades de serem marcados por uma situação de pobreza extrema. 

Além disso, as comunidades indígenas frequentemente são vítimas de desapropriação de terras, suportam o peso das alterações climáticas e dos conflitos, têm acesso limitado a serviços essenciais e encontram obstáculos na manutenção dos seus modos de vida tradicionais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.