• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Camilo Cristófaro, terremoto no Marrocos e Policial Federal morto; confira retrospectiva de setembro
Brasil

Camilo Cristófaro, terremoto no Marrocos e Policial Federal morto; confira retrospectiva de setembro

Veja os principais fatos do mês em 2023

Por Da Redação
Ás

Camilo Cristófaro, terremoto no Marrocos e Policial Federal morto; confira retrospectiva de setembro

Foto: Farol da Bahia

O ano de 2023 foi marcado por tensões políticas no Brasil e no mundo, operações policiais que causaram diversas mortes e repercutiram no país, mudanças climáticas, guerras e terremotos que destruíram cidades.

Confira os principais acontecimentos de setembro:

Brasil 

Camilo Cristófaro é cassado e se torna 1º vereador de São Paulo a perder o mandato por racismo

O mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) foi cassado pela Câmara Municipal de São Paulo no dia 19 de setembro. O placar foi de 47 votos pela perda do mandato e 5 abstenções. Nenhum vereador contra a cassação.

O parlamentar foi acusado de quebra de decoro parlamentar no episódio em que teve um áudio vazado no plenário da Casa usando uma frase racista. Ele participava de uma sessão da CPI dos Aplicativos, quando foi ouvido dizendo: “É coisa de preto”.

A sessão, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Milton Leite (União), aconteceu quase um ano e cinco meses depois do episódio, que aconteceu em maio de 2022. Foram mais de duas horas de julgamento, com o discurso de diversos vereadores.

Foi a primeira vez que um vereador perdeu mandato por racismo na cidade de São Paulo.

Onda de separações entre famosos

Em setembro de 2023, o mundo das celebridades passou por vários anúncios de términos de relacionamentos. Rafa Kalimann inaugurou a sequência de solteiros do mês, seguida por Luísa Sonza, que anunciou sua separação do então namorado Chico Moedas. O cenário ficou ainda mais intrigante com a notícia do fim do casamento de 15 anos entre Sandy e Lucas

Somente no dia 25 de setembro de 2023, três casais anunciaram términos e a internet chegou a “decretar” a data como o Dia Nacional do Término. 

As teorias sobre os motivos por trás dos términos proliferaram, acompanhadas de memes e até acusações envolvendo Ivete Sangalo.A cantora, em 2020, lançou o clipe da música "Localizei", apresentando 70 casais de famosos trocando carinhos. Surpreendentemente, 14 desses casais, incluindo Sandy e Lucas, protagonistas do vídeo, experimentaram separações desde então, gerando o que ficou conhecido como a "maldição do clipe de Ivete Sangalo".

Ana Castela e Gustavo Mioto, MC Guimê e MC Lexa, Arthur Aguiar e Jheny Santucci, Paula Fernandes e Rony Cecconello,  Joe Jonas e Sophie Turner, Dalton Vigh e Camila Czerkes, e Hugh Jackman e Deborra-Lee Furness foram outros casais que se separaram em setembro. 

Mundo 

Terremoto no Marrocos 

No dia 8 de setembro, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a cidade de Marraquexe, no Marrocos. Mais de 2.862 pessoas morreram, segundo balanço divulgado pelo Ministério do Interior do país. O tremor foi considerado um dos mais destrutivos no mundo nos últimos anos. Outras cerca de 2.562 pessoas ficaram feridas, ainda de acordo com o ministério marroquino, e outras centenas ficaram desaparecidas.

Bahia

Morre PF em operação no bairro de Valéria 

Durante a Megaoperação Fauda, realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da Polícia Federal e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, um confronto com suspeitos armados causou a morte do policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida. A ação também deixou feridos o policial civil Vockton Carvalho e o policial federal Hosannah Carneiro.

Desde a morte do policial federal, no dia 15 de setembro, ao menos 17 suspeitos de envolvimento no caso morreram em confronto com a polícia. Outras operações foram realizadas como desdobramento do caso.

Morte de Raimundo Varela 

No dia 7 de setembro, o apresentador Raimundo Varela morreu aos 75 anos, em Salvador. A causa da morte não foi informada. Nascido em Itabuna, no sul da Bahia, ele se mudou para a capital baiana ainda criança e cresceu no bairro de Periperi, no Subúrbio da cidade. 

Antes de entrar na carreira profissional no rádio Sociedade da Bahia e na TV Itapoan, afiliada da TV Record na Bahia, e na Bandeirantes, Varela chegou a trabalhar em uma fábrica de cimento no Centro Industrial de Aratu (CIA), foi diretor de um clube social na Cidade Baixa, taxista e jogador de futebol.

Com mais de 40 anos de carreira, o apresentador foi um dos principais comunicadores da Bahia.

Salvador

Violência cresce em Salvador 

O mês de setembro de 2023 foi marcado por grandes desafios para a cidade de Salvador, especialmente em relação a violência. Foi o período em que o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou quatro municípios baianos como os mais violentos do Brasil, sendo Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari.

A capital não ficou atrás, registrando 66 homicídios por 100 mil habitantes. A cidade enfrentou uma onda de tiroteios, com uma média de 4,5 trocas de tiro por dia, o que impactou diretamente na vida de 21.968 estudantes da rede municipal de ensino, e causou a suspensão das aulas em 70 escolas de janeiro até setembro deste ano, de acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

O Governo da Bahia fechou uma parceria com o Governo Federal para reforçar a segurança no estado. Foram repassados pela União R$ 20 milhões, por meio do programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), para fortalecer as ações destinadas ao combate das facções criminosas na Bahia. 

Imagens 

André Bueno/Câmara de São Paulo

Reprodução/Instagram/Globo

Divulgação - Varela 

Eric Falt/Unesco

Cândido Vinícius/Ascom-PC

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário