Olimpíadas 2024: medalhistas do Brasil participam ou já participaram do Bolsa Atleta
O Brasil teve o segundo melhor desempenho na história do país encerrando sua participação com 20 medalhas
Foto: Reprodução/pexels
O Brasil, nas Olímpiadas de Paris 2024, encerrou a sua participação com 20 medalhas, sendo esse o segundo melhor desempenho na história do país, atrás apenas de Tóquio 2020. Ao todo, foram três ouros, sete pratas e dez bronzes. Todos os medalhistas brasileiros participam ou já participaram do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual no esporte fomentado pelo Governo Federal.
A participação rendeu ao Brasil o 20º lugar do quadro de medalhas e o 12º lugar entre os países com mais pódios. Entre os 60 medalhistas brasileiros em Paris, apenas três não integram atualmente o quadro do programa: Gabriel Medina, que já participou de dois editais; Larissa Pimenta, que teve o suporte federal durante dez anos da carreira; e Isaquias Queiroz, que recebeu Bolsa Atleta durante 13 anos de sua carreira.
O ministro do Esporte, André Fufuca, indicou que os números comprovam a importância do programa para os atletas brasileiros. "Fizemos bonito em Paris e quero parabenizar todos que representaram nosso país com muita determinação e paixão pelo esporte. Vamos seguir apoiando o esporte brasileiro para que a gente evolua ainda mais", afirmou ele.
O investimento federal direto via Bolsa Atleta ao longo da carreira dos medalhistas é de R$24,4 milhões e com o número de bolsas concedidas chega a 398.
Confira os medalhistas que estão há mais tempo no programa:
- Rafaela Silva, do judô, contemplada em 15 editais;
- Caio Bonfim, da marcha atlética, 14 editais;
- Isaquias Queiroz com 13;
- Rosamaria, do vôlei, com 12;
- Rebeca Andrade, também com 12.
A secretária Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Iziane Marques, afirmou que isso mostra, não apenas o sucesso do programa, mas também o compromisso no apoio dos atletas brasileiros, proporcionando as condições necessárias para que eles alcancem seu máximo potencial.
"O Bolsa Atleta é mais do que um incentivo financeiro, é uma garantia de que nossos atletas não estão sozinhos em suas jornadas e o que o Brasil valoriza e investe no esporte como instrumento de desenvolvimento e conquista", disse ela.