Mundo

OMM prevê que o El Niño durará até abril de 2024

Organização Meteorológica Mundial alerta para aumento das temperaturas em um ano que se encaminha para ser o mais quente da história

Por Da Redação
Ás

OMM prevê que o El Niño durará até abril de 2024

Foto: Reprodução/Pixabay

O fenômeno climático El Niño deve durar pelo menos até abril de 2024, declarou a Organização Meteorológica Mundial (OMM), da ONU, nesta quarta-feira (8). Essa projeção indica um agravamento das temperaturas em um ano que já se encaminha para ser o mais quente já registrado.

A OMM destacou que há uma probabilidade de 90% de que esse fenômeno natural persista ao longo do inverno do hemisfério norte. Essa previsão reforça uma projeção similar feita no mês passado por um analista do governo dos Estados Unidos.

O El Niño, caracterizado pelo aquecimento das temperaturas na superfície dos oceanos no Pacífico oriental e central, pode desencadear uma série de eventos climáticos extremos, desde incêndios florestais até ciclones tropicais e prolongadas períodos de seca. 

O impacto do fenômeno já é sentido em diversas regiões do mundo, com consequências diretas na agricultura e abastecimento de alimentos, bem como no setor energético. Os mercados emergentes, mais vulneráveis às flutuações nos preços de alimentos e energia, estão entre os mais expostos aos riscos associados ao El Niño.

A OMM alertou também que 2023 está prestes a superar todos os registros anteriores de temperaturas. O ano de 2016 detinha o recorde anterior, resultado da combinação de um El Niño excepcionalmente intenso com o impacto do aquecimento provocado pela queima de combustíveis fósseis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.