• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • OMS alerta para desigualdades após distribuir 16 milhões de imunizantes variados
Saúde

OMS alerta para desigualdades após distribuir 16 milhões de imunizantes variados

A agência publicou um relatório que apontou um investimento de US$ 141 bilhões

Por Da Redação
Ás

OMS alerta para desigualdades após distribuir 16 milhões de imunizantes variados

Foto: Agência Brasil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) distribuiu 16 bilhões de vacinas contra várias enfermidades em 2021, e publicou nessa quarta-feira (09) um Relatório de Mercado Global de Vacinas, que apontou um investimento de US$ 141 bilhões, e despertou um alerta para desigualdades.

A agência informou que o aumento dos imunizantes foi impulsionado pela Covid-19, que serviu para mostrar que a fabricação de vacinas pode acabar aumentando devido as necessidades de saúde das pessoas. Foi pontuado também que existe uma oferta limitada, e uma distribuição desigual para a sociedade, como por exemplo a vacina contra o HPV, que apenas 41% chegou aos países de baixa renda. 

Esse desequilíbrio faz com que o grupo mais atingido pela doença fique desprotegido, enquanto os países com renda alta tiveram 83% dos imunizantes. 

O diretor da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirmou que o direito a saúde inclui o direito às vacinas, e que a agência está pedindo mudanças no mercado global para salvar vidas, prevenir doenças e garantir a proteção de crises.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário