OMS alerta para necessidade de regulamentar propagandas de bebidas alcoólicas
Cerca de 3 milhões de pessoas morrem a cada ano devido ao uso de álcool

Foto: OMS/Sergey Volkov
Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o uso crescente de técnicas de propaganda no setor de bebidas alcoólicas e para a necessidade de uma regulamentação mais eficaz. De acordo com o levantamento, 3 milhões de pessoas morrem a cada ano devido ao uso nocivo de álcool. A OMS aponta, ainda, que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é responsável por 13,5% de todas as mortes entre pessoas com 20 a 39 anos.
O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirma aque, apesar dos claros riscos para a saúde, os controles sobre a comercialização do produto são muito mais fracos do que para outros psicoativos. Para Ghebreyesus, uma regulamentação melhor e mais consistente do marketing do álcool salvaria e melhoraria a vida dos jovens em todo o mundo.
Internet
Ainda segundo a OMS, uma das maiores mudanças nos últimos anos em propagandas de álcool é o uso da internet. A coleta e análise de dados sobre hábitos e preferências dos usuários por provedores globais online criaram crescentes oportunidades para os comerciantes de bebidas alcoólicas falarem diretamente ao público-alvo.
Uma fonte de dados citada no relatório calculou que mais de 70% dos gastos com mídia das principais empresas de bebidas alcoólicas sediadas nos Estados Unidos em 2019 foram em promoções, colocação de produtos e anúncios online nas redes sociais. O responsável da Unidade de Álcool, Drogas e Comportamentos Aditivos da OMS, Dag Rekve, afirma que a crescente importância da mídia digital significa que o marketing do álcool alcança pessoas além das fronteiras. Para ele, isso aumenta a dificuldade para que os países regulamentem e controlem o marketing no setor.