Brasil

OMS aprova uso emergencial da vacina de Oxford contra a Covid-19

Imunizante poderá ser oferecido por meio da plataforma Covax

Por Da Redação
Ás

OMS aprova uso emergencial da vacina de Oxford contra a Covid-19

Foto: Ben Stansall/AFP

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou nesta segunda-feira (15), o uso emergencial da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Duas versões da vacina entraram na lista de uso emergencial: a produzida pela própria AstraZeneca-SKBio, na Coreia do Sul, e a outra pelo Instituto Serum, na Índia. A vacina de Oxford é uma das duas que já estão sendo aplicadas no Brasil, a outra é a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. 

Após entrar na lista da OMS, as vacinas poderão ser oferecidas por meio da plataforma Covax, iniciativa da OMS para garantir o acesso equitativo às vacinas da Covid a países mais pobres. "Países sem acesso a vacinas até agora finalmente vão conseguir começar a vacinar seus profissionais de saúde e populações de risco, contribuindo para o objetivo da Covax Facility de distribuição equitativa de vacinas. Mas precisamos continuar a pressão para atender às necessidades de populações prioritárias em todos os lugares e facilitar o acesso global", disse Mariângela Simão, diretora-geral assistente da OMS para Acesso a Medicamentos e Produtos de Saúde. "Para fazer isso, precisamos de duas coisas – um aumento da capacidade de produção e o envio precoce, pelos desenvolvedores, de suas vacinas para avaliação da OMS", completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.