Coronavírus

OMS confirma em relatório final que pandemia de covid-19 teve origem animal

Especialistas refutam tese defendida por Donald Trump

Por Da Redação
Ás

OMS confirma em relatório final que pandemia de covid-19 teve origem animal

Foto: Reprodução/Money Times

A missão conjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da China sobre as origens da Covid-19 concluiu que o coronavírus muito provavelmente foi transmitido de morcegos para os humanos por meio de um outro animal. No relatório final, que será divulgado nesta terça-feira (30), são dadas primeiras respostas sobre o início da crise sanitária, tópico que continua a gerar tensão entre Pequim e o Ocidente.  

Com base nas conclusões de uma equipe de investigação da OMS que passou 27 dias em Wuhan, cidade no centro onde surgiram os primeiros casos de Covid-19, o relatório, ao qual jornalistas da Associated Press e do New York Times tiveram acesso antecipadamente, mostram que, entre as possibilidades levantadas, a única a ter sido refutada é a de que o patógeno teria escapado do Instituto de Virologia de Wuhan.

A suposição era promovida sem qualquer embasamento pelo ex-presidente americano Donald Trump e de acordo com a missão de especialistas é "extremamente improvável" que isso tenha acontecido. Incidentes deste tipo, ressalta o documento, são raros e sequer há registros de patógenos próximos ao coronavírus em laboratórios da cidade antes de dezembro de 2019.

As descobertas vêm à tona quase 14 meses após a notificação dos primeiros casos de covid-19 em Wuhan, na província central de Hubei. Desde então, a pandemia já infectou mais de 126 milhões de pessoas e matou 2,7 milhões. Apesar das vacinas desenvolvidas em tempo recorde, variantes mais contagiosas se alastram pelo planeta e levam diversas regiões a implementarem quarentenas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário