• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • OMS investigará aumento de doenças respiratórias em crianças na China
Saúde

OMS investigará aumento de doenças respiratórias em crianças na China

Comissão Nacional de Saúde da China relatou recentemente um aumento notável em doenças respiratórias

Por Da Redação
Ás

OMS investigará aumento de doenças respiratórias em crianças na China

Foto: Anthony Kwan/Getty Images

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está em busca de mais informações das autoridades chinesas sobre um significativo aumento nos casos de doenças respiratórias, incluindo agrupamentos de pneumonia em crianças no país asiático.

A Comissão Nacional de Saúde da China relatou recentemente um aumento notável em doenças respiratórias, atribuindo-o à suspensão das restrições da Covid-19. Patógenos conhecidos, como influenza, pneumonia bacteriana, vírus sincicial respiratório (VSR) e Sars-CoV-2 (causador da Covid-19), estão circulando, conforme esclarecido pela OMS.

A organização também destacou a ocorrência de agrupamentos de casos de pneumonia pediátrica não diagnosticada no norte da China. No entanto, a relação desses casos com as infecções respiratórias ainda não está clara.

A China adotou a política rigorosa de "Covid zero" até dezembro, quando abandonou essa estratégia. Especialistas apontam que as medidas restritivas contra a Covid-19 podem criar uma "lacuna de imunidade", tornando as pessoas mais suscetíveis a infecções quando deixam de adotar tais precauções.

Relatos da mídia indicam um surto generalizado de uma doença respiratória não identificada em várias regiões da China, principalmente afetando crianças. O Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas aguarda mais informações sobre a extensão do problema.

A OMS, buscando esclarecimentos, solicitou à China informações detalhadas sobre esses casos, incluindo dados epidemiológicos e clínicos, resultados laboratoriais e o impacto nos sistemas de saúde. A agência aconselha medidas de precaução, como vacinação, isolamento quando doente, uso de máscaras e higiene regular das mãos para reduzir o risco de doenças respiratórias.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário