Mundo

OMS lista 41 projetos para criar vacina contra coronavírus

Apenas uma já chegou a estágio de testes em humanos

Por Da Redação
Ás

OMS lista 41 projetos para criar vacina contra coronavírus

Foto: Reprodução/ UOL

Em todo o mundo já existe pelo menos 41 iniciativas para criação de uma vacina contra o novo coronavírus, segundo a divisão de desenvolvimento e pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, apenas uma já chegou ao estágio de testes em humanos e há esperanças de chegar a um produto aprovado em menos de dois anos. 

A vacina em desenvolvimento mais avançada foi criada pela empresa de biotecnologia Moderna em conjunto com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH). Eles já entraram na fase 1, onde  avalia se não é tóxica ou provoca efeitos colaterais graves.

A estratégia usada para produzir a vacina, porém, é uma aposta ainda incerta, apesar de rápida. Ela consiste no uso de trechos de RNA (material genético do vírus) segmentados em laboratório, que tem o objetivo de precipitar o sistema imune a agir contra o coronavírus.

Há o risco de apostar numa estratégica não validada. Nesse caso, métodos tradicionais como a utilização do vírus vivo atenuados entram em cena. A OMS lista uma única iniciativa, do Serum Institute, da Índia, que tem uma vacina de vírus atenuado já em testes de segurança em animais.

Outra abordagem rápida e segura é usar “subunidades proteicas”, partes das proteínas que compõem o vírus, para tentar despertar o sistema imune, a linha de defesa do organismo humano.

Com exceção da vacina da Moderna, todas ainda estão na fase chamada de pré-clínica de testes. O que significa que estão sendo testadas em tubos de ensaio ou animais. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário