Saúde

OMS: mortes por câncer de fígado devem aumentar 55% até 2040

Doença é uma das três principais causas de morte por câncer em 46 países

Por Da Redação
Ás

OMS: mortes por câncer de fígado devem aumentar 55% até 2040

Foto: Reprodução/PAHO

Um estudo da Agência Internacional da Pesquisa do Câncer, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (6), mostra que as mortes por câncer de fígado devem aumentar em cerca de 55% até 2040. De acordo com o levantamento, 905.700 pessoas foram diagnosticadas com a doença em 2020. Além disso, os dados mostram que 830.200 pessoas morrem em decorrência do câncer de fígado no mundo.

No ritmo atual, estima-se que 1,4 milhão de pessoas sejam diagnosticadas e 1,3 milhão morram devido ao câncer de fígado até 2040. A análise prevê que por ano haja um aumento de 500 mil casos ou óbitos. A epidemiologista Harriet Rumgay, responsável pelo estudo, declarou que essa realidade será enfrentada a menos que haja uma redução substancial nas taxas de câncer de fígado através da prevenção primária.

Segundo ela, a doença é uma das três principais causas de morte por câncer em 46 países. Grande parte das mortes são registradas no leste e sudeste da Ásia, bem como no norte da África. A pesquisadora ressaltou que a situação é largamente evitável se os esforços de controle forem priorizados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.