• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Onças-pintadas estão sendo 'expulsas' da Mata Atlântica pela ação humana, revela estudo
Brasil

Onças-pintadas estão sendo 'expulsas' da Mata Atlântica pela ação humana, revela estudo

Em mais de seis anos de pesquisa, apenas 11 onças foram flagradas pelos pesquisadores

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Onças-pintadas estão sendo 'expulsas' da Mata Atlântica pela ação humana, revela estudo

Foto: Divulgação Grandes Mamíferos da Serra do Mar

Um monitoramento por pesquisadores do programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar, realizado desde 2017, revelou que as onças-pintadas estão "fugindo" e se refugiando em pontos mais altos, remotos e distantes da presença humana no último e maior corredor remanescente da Mata Atlântica no Brasil.

A região é chamada por ambientalistas de "Grande Reserva Mata Atlântica" e corresponde um trecho de 3 milhões de hectares de florestas preservadas e que abrange as imediações da cidade de São Paulo, a serra do mar paulista, o litoral do Paraná e o norte de Santa Catarina. No total, 60 municípios e 110 unidades de conservação públicas e particulares estão nesse perímetro.

A União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) classifica as onças-pintadas como "criticamente ameaçado de extinção". A partir de 2017, os pesquisadores do monitoramento passaram a instalar armadilhas com câmeras para tentar registrar imagens das onças que vivem em um bloco de floresta de 1,7 milhão de hectares, principalmente no Paraná. O equipamento fica por volta de 60 dias em um ponto da mata, e é acionado por um sensor de presença.

Em mais de seis anos de pesquisa, apenas 11 onças foram flagradas dentro desse perímetro. "As três espécies estão fugindo para pontos com altitude maior, de acesso mais difícil e fora do raio de ação humana, como rodovias e plantações", explicou o biólogo Roberto Fusco, coordenador do programa Grandes Mamíferos e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).

A União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) estima que existam apenas 250 onças-pintadas em todos os fragmentos de Mata Atlântica que sobraram no Brasil, classificando a espécie presente no bioma como "criticamente ameaçada" em sua "lista vermelha", o nível mais alto antes da extinção na natureza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário