Onda de calor na Bahia tem condições climáticas consideradas desérticas
Com temperaturas acima dos 40ºC, moradores enfrentam condições extremas no oeste do estado
Foto: Reprodução/Internet
Moradores de diversas cidades na Bahia enfrentam uma onda de calor intensa, com temperaturas ultrapassando os 40ºC. A umidade relativa do ar, oscilando entre 10% e 20%, coloca esses municípios em condições climáticas consideradas desérticas pela Organização Mundial da Saúde.
Essas cidades, predominantemente localizadas no oeste baiano, viram os termômetros atingirem impressionantes 42ºC. Morpará, Barra, Ibotirama e Brejolândia estão entre os municípios afetados, com umidade do ar chegando a apenas 10%. Esse índice é inferior à média encontrada no Deserto do Saara, que corta dez países africanos, onde a umidade relativa do ar é de aproximadamente 12%. Por sua vez, o percentual de 10% se assemelha ao do Deserto de Atacama, no Chile.
Em Muquém de São Francisco, a temperatura também alcançou os 42ºC, com umidade de 15%. Esse mesmo índice foi registrado em Barreiras, onde os termômetros marcaram 41ºC – temperatura que se repetiu em Wanderley, Angical e Bom Jesus da Lapa, com índice de umidade de 20%.
Formosa do Rio Preto, também com umidade de 15%, registrou máxima de 40ºC. Esse percentual é comparável ao Deserto de Gobi, que atravessa China e Mongólia, e ao Deserto de Sonora, entre Estados Unidos e México, ambos com umidade em torno de 14%.