• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Onda de calor na Bahia tem condições climáticas consideradas desérticas
Bahia

Onda de calor na Bahia tem condições climáticas consideradas desérticas

Com temperaturas acima dos 40ºC, moradores enfrentam condições extremas no oeste do estado

Por Da Redação
Ás

Onda de calor na Bahia tem condições climáticas consideradas desérticas

Foto: Reprodução/Internet

Moradores de diversas cidades na Bahia enfrentam uma onda de calor intensa, com temperaturas ultrapassando os 40ºC. A umidade relativa do ar, oscilando entre 10% e 20%, coloca esses municípios em condições climáticas consideradas desérticas pela Organização Mundial da Saúde.

Essas cidades, predominantemente localizadas no oeste baiano, viram os termômetros atingirem impressionantes 42ºC. Morpará, Barra, Ibotirama e Brejolândia estão entre os municípios afetados, com umidade do ar chegando a apenas 10%. Esse índice é inferior à média encontrada no Deserto do Saara, que corta dez países africanos, onde a umidade relativa do ar é de aproximadamente 12%. Por sua vez, o percentual de 10% se assemelha ao do Deserto de Atacama, no Chile.

Em Muquém de São Francisco, a temperatura também alcançou os 42ºC, com umidade de 15%. Esse mesmo índice foi registrado em Barreiras, onde os termômetros marcaram 41ºC – temperatura que se repetiu em Wanderley, Angical e Bom Jesus da Lapa, com índice de umidade de 20%.

Formosa do Rio Preto, também com umidade de 15%, registrou máxima de 40ºC. Esse percentual é comparável ao Deserto de Gobi, que atravessa China e Mongólia, e ao Deserto de Sonora, entre Estados Unidos e México, ambos com umidade em torno de 14%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.