Onda de calor: saiba como prevenir dores de cabeça causadas pelas altas temperaturas
Especialista alerta para importância de beber água
Foto: Reprodução/Pixabay
Dor de cabeça está entre os sintomas relatados por pessoas que passaram mal por causa das fortes temperaturas. Consultado pelo portal R7, o cardiologista André Casarsa afirma que isso ocorre, principalmente, como resposta à desidratação. Outros fatores ambientais, como umidade do ar e pressão arterial, também podem influenciar no aparecimento dos incômodos.
Já as enxaquecas, embora não sejam ocasionadas pelo clima, podem ser intensificadas por ele. "A enxaqueca é uma doença crônica. Indivíduos com história de enxaqueca podem ter suas crises pioradas por consequência da exposição a temperaturas elevadas”, explica o especialista.
“Evitar a exposição solar excessiva, beber água adequadamente e resfriar a cabeça com compressas de água fria são medidas que podem aliviar os sintomas das crises. O uso indiscriminado de analgésicos e anti-inflamatórios pode piorar os sintomas ao invés de ajudar", completa.
Para enfrentar essa onda de calor, André considera essencial manter uma alimentação leve, evitando alimentos ricos em sódio e açúcares, assim como bebidas alcoólicas. Segundo ele, isso ajuda a manter o equilíbrio do organismo e evitar a desidratação.