ONG apresenta índice de palavras que ajudará mundo a combater abuso sexual infantil
Safernet Brasil apresentou levantamento no último dia 8 de novembro, em Paris
Foto: Reprodução/Pixabay
A ONG brasileira Safernet Brasil apresentou em Paris, no último dia 8 de novembro, o primeiro conjunto de dados do projeto Discover, desenvolvido para criar tecnologias de prevenção ao abuso sexual infantil online.
Esse conjunto contém 963 palavras-chave em português, inglês e acrônimos utilizados por predadores sexuais. Essas palavras são empregadas na organização, divulgação, compartilhamento ou troca de imagens de abuso e exploração sexual infantil, bem como na tentativa de aliciar crianças e adolescentes para produzirem esses conteúdos.
O conjunto de palavras-chave foi pesquisado pela Safernet num universo de 100 mil textos associados a páginas e conteúdos com imagens de abuso e exploração sexual infantil em páginas denunciadas à ONG. O projeto Discover, da Safernet, é financiado pelo fundo SafeOnline.
“Esses 963 termos foram coletados durante o processamento das denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil realizadas pela Safernet no Brasil ao longo dos últimos anos. Essa indexação faz parte do Projeto Discover, e nosso objetivo é que possa ser aproveitado pela comunidade internacional”, explica o presidente da Safernet, Thiago Tavares.
Dados
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados neste ano, revelam que a cada hora, 6 crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil. Adicionalmente, 1 em cada 7 crianças em idade escolar no país sofreu algum tipo de abuso sexual ao longo de sua vida.
No Brasil, 92% das crianças entre 9 e 17 anos utilizam a Internet diariamente, e essas crianças estão cada vez mais conectadas, tendo acesso a diferentes dispositivos cada vez mais cedo, geralmente sem a supervisão dos pais.
Denúncias de imagens de abuso sexual
O número de denúncias novas (links nunca antes reportados e não duplicados) com imagens de abuso e exploração sexual infantil aumentou 78,93% nos primeiros dez meses deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. A Safernet recebeu 60.765 novos links entre 1 de janeiro e 31 de outubro deste ano, contra 33.961 links no mesmo período de 2022.
O número de links inéditos recebidos pela Safernet nestes 10 meses de 2023 já supera os 40.572 links inéditos recebidos durante todo o ano de 2022 na Central Nacional de Denúncias, mantida pela Safernet, que recebe denúncias de 10 diferentes crimes contra os direitos humanos na internet.