Bahia

ONG denuncia degradação dos rios de Lauro de Freitas

A Rio Limpo há 12 anos realiza ações para salvar a Bacia do Joanes, além da implantação do saneamento básico na região

Por Da Redação
Ás

ONG denuncia degradação dos rios de Lauro de Freitas

Foto: Reprodução / Rio Limpo

A situação do Rio Joanes, localizado em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, é muito delicada. Há anos dando condições de subsistência aos pescadores da região, o rio está morrendo. Os peixes, siris, ostras e demais crustáceos estão desaparecendo. Na tentativa de salvar o Joanes, voluntários criaram em setembro de 2009, a Oscip Rio Limpo. 

De acordo com o presidente da entidade sem fins lucrativos, Fernando Guimarães Borba, a ONG foi criada para atender um apelo dos pescadores e marisqueiras da Colônia de Pesca Z57, de Buraquinho, em Lauro de Freitas. 

“Os pescadores nos procuraram reclamando de que peixes e siris, caranguejos, ostras no Joanes estavam diminuindo a cada dia, e a água já estava com cheiro estranho. Já era, portanto, sinais da poluição pelos esgotos trazidos pelo Rio Ipitanga e descarregando nas águas do Rio Joanes, este Rio o Ipitanga, já transformado em canal de esgotos, traz os excrementos dos bairros de Salvador, Cajazeiras e São Cristóvão que desaguam no Joanes”, explicou.

Fernando conta que na primeira reunião do Projeto o que mais sensibilizou os voluntários a salvar o Joanes, foi o depoimento do pescador Seu Dodo. “Meu avô sustentou meus tios e meu pai com a pesca do Joanes; meu pai sustentou a mim e meus irmãos com os peixes deste Rio. Eu até poucos anos atrás sustentei todos meus filhos, mas hoje, tá muito difícil meus filhos sustentar meus netos, o Joanes está morrendo”, disse.

A Rio Limpo é uma organização suprapartidária que tem o objetivo de exigir das autoridades a implantação do saneamento básico em Lauro de Freitas. Já conta com o apoio de mais de 90 Condomínios de Lauro de Freitas e Camaçari, além de centenas de ambientalistas.

Em 12 anos, a entidade já realizou inúmeras reuniões, seminários, caminhadas no calçadão de Vilas do Atlântico, barqueatas pelo Rio Joanes. Todas as ações denunciam a degradação de todos os Rios de Lauro de Freitas.

“Em outubro de 2010, o Governo da Bahia, assinou contrato com um Consórcio, e através da Embasa começaram as obras do esgotamento sanitário no município, prometida sua conclusão para o ano de 2013, mas infelizmente paralisada em 2012. Esta obra só foi reiniciada em dezembro de 2017, inconclusa até hoje. A promessa é de concluírem no ano de 2023, até lá nossos Rios continuam como condutores dos excrementos da cidade”, disse Fernando.

SOS Rio Joanes

Fernando Borba informa que nos últimos anos foram realizados três Seminários SOS RIO JOANES, dois deles com a participação e patrocínio da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Lauro de Freitas.

Na ocasião, foi elaborada a Carta do Rio Joanes, enviadas a todas autoridades dos municípios da Bacia do Joanes; Governos do Estado e Governo Federal.

“O evento teve grande repercussão na mídia, mas com pífios resultados na interrupção da contínua degradação das nossas águas. O Rio Joanes contínua receber todos dejetos da cidade que só aumenta porque sem saneamento, e com o desordenado crescimento com construções de prédios e condomínios residenciais, grande parte dos esgotos acabam escorrendo pela rede de águas pluviais, córregos, riachos e rios da cidade, sem contar a falta de estrutura viária capaz de suportar o crescimento de veículos nas suas vias”, pontuou.

Falta de políticas públicas

Segundo o presidente da Rio Limpo, existe a falta vontade política que dê prioridade a questão do Saneamento básico do município, que é de fundamental importância para a Saúde Pública e a qualidade de vida da população.

“Nossos políticos só falam no assunto por ocasião das eleições depois esquecem solenemente do assunto. As entidades que representam a sociedade civil não participam do debate sobre esta questão e não são sequer solidárias a causa tão importante para vida saudável de todos. A ausência de um simples programa de Educação Ambiental nas Comunidades e Escolas do município patrocinado pela Prefeitura poderia contribuir muito com a degradação dos nossos rios urbanos”, avalia Fernando Borba.

Workshop

A Rio Limpo pretende realizar Workshop com os novos prefeitos e secretários dos municípios da Bacia do Rio Joanes; com a APA Joanes Ipitanga; Sema; Embasa, Inema e o Ministério Público Estadual e Federal.

O evento pretende traçar novas ideias para a solucionar a degradação do Rio Joanes. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário